O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º) que Israel concordou com os termos de uma proposta de cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza. De acordo com ele, a proposta final será apresentada por meio da mediação do Catar e do Egito, e agora depende da aceitação do grupo Hamas.
“Se não aceitarem agora, a situação só vai piorar”, alertou Trump, em referência à urgência de um acordo para interromper os conflitos e avançar nas negociações para libertação de reféns.
O anúncio ocorre poucos dias antes do encontro entre Trump e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, agendado para a próxima segunda-feira (7), na Casa Branca. O ex-presidente tem feito pressão sobre ambas as partes para que cheguem a um entendimento.
Enquanto isso, autoridades israelenses já estão em Washington para tratar do tema. O ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Ron Dermer, participa de reuniões com membros de alto escalão do governo americano, incluindo o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio.









