A taxa de desocupação no Brasil caiu para 6,2% no trimestre encerrado em maio de 2025, o menor nível já registrado para esse período desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o índice de desemprego iguala o patamar do trimestre encerrado em dezembro de 2024, quando também foi de 6,2%. O resultado veio dentro das expectativas do mercado financeiro, que previa taxa entre 6,2% e 6,6%, com mediana de 6,3%, segundo o Projeções Broadcast.
Comparativo anual e trimestral
Em comparação ao mesmo trimestre de 2024, quando o desemprego estava em 7,1%, houve uma redução de 0,9 ponto percentual. Já em relação ao trimestre anterior, encerrado em abril deste ano, a taxa caiu de 6,6% para 6,2%.
O número atual é o segundo menor já registrado pela Pnad Contínua, ficando atrás apenas dos 6,1% anotados no trimestre finalizado em novembro de 2024.
Indicador de recuperação
A queda na taxa de desocupação indica continuidade no processo de recuperação do mercado de trabalho, após os impactos econômicos causados por crises anteriores. O resultado reforça a tendência de melhoria gradual nos índices de emprego formal e informal no país.









